segunda-feira, 16 de maio de 2011

Conceito de Religião, Religião Natural e Religião Revelada

 A evolução moral da humanidade tem como base o sentimento religioso inato da existência de Deus. Essa religiosidade natural de todo ser humano faz surgir no cenário terrestre múltiplas formas de experiência religiosa, caracterizada pela concepção do sagrado e pela submissão aos poderes de um ente supremo como causa, fim ou lei universal. É o sentimento Divino que prende o homem ao Criador. As religiões são organizações dos  homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios; dignas de todo acatamento pelo sopro da inspiração superior que as faz surgir, são como gotas de orvalho celeste, misturadas com os elementos da terra em que caíram.
 O estudo da evolução do pensamento religioso classifica a religião em natural e em revelada. A religião natural indica que o homem traz consigo, desde a sua origem, a idéia da existência de um Ente Superior.
 As religiões reveladas são o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, respectivamente transmitidas por Moisés, Jesus e Maomé.

Um comentário:

  1. Discordo em ter incluído o cristianismo como religião revelada. Em nenhum momento, Jesus afirmou ter recebido revelações ou mensagens do céu para fundar a nova religião. Ele simplesmente se apresentou como o messias prometido aos judeus.
    Vale ressaltar que existem outros grupos e religiões reveladas além das três citadas.

    ResponderExcluir